quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Boas práticas de Mindfulnes

O que é um curso profissionalizante de Mindfulness?

CARACTERIZAÇÃO / NATUREZAtreinamento e qualificação instrumental de profissionais para oferecerem cursos de “mindfulness aplicado à promoção da saúde” (formato grupal de 8 sessões/semanas, baseado no modelo MBSR – Mindfulness-based Stress Reduction), voltados a pacientese/ou clientes.

PRESSUPOSTOSNos últimos anos, as terapias ou intervenções baseadas em Mindfulness (atenção plena) estão sendo utilizadas de maneira eficaz em múltiplas enfermidades orgânicas (dor crônica, doenças cardiovasculares, câncer, transtornos neurológicos, etc.) e psicológicas (ansiedade, depressão, estresse crônico, uso e dependência de substâncias, etc.); tendo também efeitos positivos para os profissionais que as praticam (melhora dos sintomas de burnout, melhora da empatia e da comunicação interpessoal, melhores resultados clínicos – no caso de profissionais da área da saúde). Nesse momento, existem estudos que confirmam os benefícios psicológicos, neurofisiológicos, e também epigenéticos que são induzidos pela prática regular de Mindfulness.
1. Conhecer os conceitos, definições, mecanismos e efeitos de Mindfulness para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida.
2. Vivenciar, de maneira aprofundada, as principais práticas de mindfulness, e outras correlacionadas, como as de compaixão.
3. Desenvolver prática pessoal e regular de Mindfulness.
4. Desenvolver habilidades e competêcia para oferecer grupos de Mindfulness nas seguinte características: "mindfulness aplicado à promoção da saúde", formato grupal de 8 sessões/semanas, baseado no modelo MBSR - Mindfulness - based Setress Reduction, voltados para pacientes1 e/ou clientes. 

DIRIGIDO A: Profissionais2 com interesse na parática pessoal e no uso profissional de Mindfulness como intervenção de promoção da saúde física e mental para clientes e pacientes1.  


1  O trabalho com pacientes exige, além da certificação profissional em mindfulness, a formação e a competência profissional específica para o público-alvo em questão.
Com diploma de graduação. 

Manual de boas práticas para profissionais que trabalham com intervenções baseadas em mindfulness


Com o intuito de promover boas práticas de mindfulness, principalmente em sua utilização como intervenção clínica terapêutica e preventiva, criou-se este manual de “boas práticas” para os profissionais da área da saúde, baseado nos parâmetros internacionais de excelência e nas evidências científicas mais 
atuais.


Um instrutor/tutor de grupos de mindfulness voltados à saúde deveria ter:

Um treinamento em mindfulness voltado para profissionais de saúde, a fim de que:

  1. Tenha familiaridade com os currículos dos cursos de mindfulness voltados à saúde;
  2. Exponha-se de forma profunda às práticas meditativas que constituem a base do referido programa;
  3. Conclua um treinamento profissional aprofundado em mindfulness, e/ou se submeta à supervisão contínua de um treinador habilitado, por pelo menos um ano.

Uma formação consistente que permita um conhecimento aprofundado do tema, além do treinamento profissional descrito acima, ou seja:

  1. Ter uma qualificação profissional na área da saúde, educação ou serviço social, ou experiência de vida equivalente, que seja 
    reconhecida pela organização ou contexto no qual a prática de mindfulness será desenvolvida;
  2. Ter conhecimento e experiência terapêutica ou de treinamento com as populações para as quais as práticas de mindfulness serão oferecidas, a não ser nos casos em que o treinamento profissional em mindfulness supracitado inclua também este tipo de conhecimento;
  3. Se utilizar programas de mindfulness com características clínicas específicas, tais com o Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), que se utiliza de conceitos psicológicos mais aprofundados, é necessário ter o conhecimento dos processos clínicos ou psicológicos subjacentes, prática clínica baseada nas melhores evidências cientificas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário